O que é um sapato boneca? Descubra a origem deste estilo clássico

Se você assistiu “Como eu era antes de você” e ficou apaixonada pelos sapatos usados pela protagonista, Lou, precisa saber mais sobre o sapato boneca, um estilo clássico e atemporal.

Esse estilo também pode ser chamado de Mary Jane e se caracteriza por ser um modelo em que existe uma tira sobre o peito do pé. Mas você sabe qual é a origem dele e porque existem dois nomes para o mesmo estilo? Então, fica por aqui porque eu vou te contar!

Por que Louisa Clark usa aquelas roupas?

O que é um sapato boneca?

Os sapatos boneca são um estilo que tem uma tira no peito do pé.

É comum que eles sejam sapatos fechados, com salto médio e que tenham uma fivela no lado externo do sapato, onde a tira se fecha. Porém, eles também podem aparecer em estilos peep toe, terem tiras em forma de T, várias tiras e fivelas e saltos altíssimos.

Além da variação em modelos, os sapatos boneca também podem aparecer em diversos materiais. Desde o tradicional couro, até o irreverente plástico.

Sapato boneca ou Mary Jane?

É bem possível que, enquanto busca pelo sapato boneca, você encontre alguma descrição falando sobre o modelo se chamar Mary Jane.

Mas por quê? Os sapatos boneca e os Mary Janes são o mesmo modelo? E a resposta é que, sim, eles são. Em algum momento da história, pode-se ter diferenciado os dois nomes dizendo que os Mary Janes são mais delicados e os sapatos boneca mais robustos.

Porém, a verdade é que ambos os nomes remetem ao mesmo tipo de sapato com tira cruzando o peito do pé. Logo, os sapatos boneca e os Mary Janes são a mesma coisa. Ainda sobre isso, é possível que esse estilo de sapato tenha esses dois nomes no Brasil porque o modelo é chamado de Mary Jane Shoes em inglês.

Existem diversas explicações para o porquê de o sapato neste estilo ser chamado de “boneca” ou “mary jane”. Alguns dizem que, por conta do posicionamento da tira, o sapato fica parecendo um rostinho. Logo, o nome “boneca” teria essa origem lúdica.

Porém, parece fazer sentido usar esse termo em português porque, como o sapato boneca é muito associado à meninas pequenas, o modelo foi reproduzido em diversas bonecas.

Já o termo em inglês, “mary jane“, parece aludir a uma personagem infantil popular do início do século XX, Buster Brown. No cartoon, a personagem tinha uma irmã mais nova chamada Mary Jane, e ambas usavam sapatos boneca.

Onde, e quando, surgiram os sapatos boneca?

A origem exata dos sapatos boneca é um mistério, ninguém foi capaz de datar exatamente quando foi inventado o sapato fechado com tira. Porém, é possível imaginar que eles tenham evoluído das sandálias.

Já foram identificaram ancestrais desse modelo sendo usados na Grécia e Egito Antigos. Como mostra uma peça do Museu Britânico.

A partir do século XVIII, o estilo boneca ganhou popularidade entre a nobreza Europeia, mas só no século XX que ele se solidificou no guarda-roupa feminino. Dessa vez, sendo abraçado por mulheres de todas as classes sociais.

Os sapatos boneca são a marca registrada dos anos 1920 e 1930, aparecendo em modelos de salto baixo e médio e sendo combinados com meias-calças.

Durante o século XX, o estilo foi evoluindo. O sapato boneca ganhou mais tiras, cores e estampas diferenciadas, os saltos aumentaram e o modelo se tornou indispensável para quem busca um visual mais vintage e feminino.

Mas, eles não são sapatos para crianças?

Algo que você, com certeza, deve ter encontrado na sua busca, foram modelos de sapatos boneca destinados à crianças. Isso porque essa é uma escolha muito comum de sapatos para meninas pequenas.

Por conta da característica principal do modelo, a tira sobre o peito do pé, o sapato boneca não sai do pé. Logo, é mais fácil manter uma criança pequena calçada, se ela estiver usando algo confortável e que não precisa ser ajustado pelos pais várias vezes ao dia.

E então, o que achou da origem do sapato boneca? Deixe aqui nos comentários!

Filmes de romance adolescente inspirados em livros clássicos
Rolar para cima