Como foi minha experiência com um workshop de escrita

Em 2015, quando estava começando a me profissionalizar enquanto autora, eu participei do meu primeiro workshop de escrita. Ele me chamou atenção por focar em estratégias para desbloquear a criatividade e técnicas para ajudar a ter novas ideias para histórias e personagens.

Neste artigo, eu vou contar um pouco sobre como foi a experiência e o que eu aprendi com o workshop de escrita. Boa leitura!

Como um patinho de borracha ajuda com o bloqueio de escritor

Como foi participar de um workshop de escrita

O workshop que eu participei aconteceu em dois finais de semana.

Em ambas as aulas, tivemos exercícios e troca de experiências. Algo interessante foi que todos os participantes eram iniciantes, então estávamos bem nivelados.

No primeiro dia do workshop de escrita, tivemos exercícios bem importantes. Os temas eram criar personagens, explorar vocabulário, criar conflitos e desenvolver a criatividade.

No primeiro, precisávamos descrever dois personagens que já existiam.

Um deles usando apenas as características físicas e outro, apenas a personalidade. Depois de descritos, era preciso misturar o visual de um personagem e a personalidade do outro para criar um personagem novo.

No segundo exercício, fizemos acrônimos usando palavras únicas para descrever a palavra maior. A ideia era explorar a criatividade e os recursos limitados.

O terceiro exercício desse dia falava sobre a importância do conflito para a história, então precisamos criar afirmações e descrever um “mas” para cada uma delas. Para encerrar, o último exercício pedia para criar uma história usando algumas palavras-chave.

Como é de se imaginar, mesmo usando as mesmas palavras determinadas, nenhuma das histórias era igual à outra. Ou seja, cada escritor tem uma visão de mundo.

O segundo dia do workshop de escrita também teve exercícios seguindo a mesma linha.

No primeiro, precisamos levar uma música e contar a história da música em forma de prosa. No segundo, demos características e nomes a personagens desenhados pelo professor e, no terceiro, e meu favorito, ouvimos uma história de um colega e transformamos em conto.

Para resumir, fazer o workshop me mostrou algumas ferramentas necessárias para enfrentar os desafios da escrita no dia a dia. E só por isso, já valeu a pena!

O que aprendi testando a rotina de escrita de 8 autores

Rolar para cima