Ficção especulativa: livros clássicos para colocar na TBR

Se o seu objetivo enquanto leitor de ficção especulativa é ler todos os clássicos do gênero, ou pelo menos os mais relevantes, esta lista é para você!

Aqui, eu reuni as principais obras que formam a ficção especulativa, livros clássicos que marcaram época e inspiraram autores a seguir seus passos. Confira!

9 livros revolucionários para quem quer ter mais consciência social

1. O Doutor Benignus, do Augusto Emílio Zaluar

O primeiro livro desta lista é considerado a primeira obra de ficção científica brasileira. Escrito por Augusto Emílio Zaluar, autor português naturalizado brasileiro, o livro foi publicado pela primeira vez em 1875.

A história acompanha o Dr. Benignus, um médico naturalista que se aventura pelo interior do país em busca de descobertas científicas.

2. A Guerra dos Mundos, do H. G. Wells

Publicado pela primeira vez em 1897, A Guerra dos Mundos é a história de pessoas tentando sobreviver a uma invasão marciana.

Os ETs chegam à terra munidos de um raio carbonizador e máquinas de destruição, os tripods.

A Guerra dos Mundos é uma das maiores histórias de alienígenas e invasões que temos, é uma ótima maneira de entender como um homem da virada do século imaginava uma invasão marciana.

3. Neuromancer, de William Gibson

Perto dos outros títulos desta lista de ficção especulativa, livros como Neuromancer são bebês.

Sua primeira publicação aconteceu em 1984, depois que o autor passou diversos anos reescrevendo e aperfeiçoando a história.

Neuromancer é um clássico do cyberpunk, narrativas que imaginam um futuro tecnológico e dominado por corporações.

A situação humana é degradante e o refúgio se torna a internet.

Neuromancer serviu de inspiração para diversas histórias que vieram depois e ajudou a forjar a ficção futurista que conhecemos hoje.

4. Duna, de Frank Herbert

Clássico que inspirou muitas obras de Space Opera, Duna é uma obra de fantasia científica publicada em 1965.

A história segue o jovem Paul Atreides, que se muda com a família para um planeta desértico. O livro traz diversos assunto para a pauta, mas a ecologia é o principal deles.

Inclusive, uma das maiores inspirações do autor ao escrever foi justamente a desertificação do mundo.

5. Androides sonham com ovelhas elétricas?

Mais um clássico cyberpunk para esta lista, Androides sonham com ovelhas elétricas? foi escrito por Philip K. Dick em 1968.

A história segue o detetive Deckard numa Los Angeles futurista.

Deckard é um caçador de androides e consegue identificar se uma pessoa é um ser humano ou um replicante, androides tão perfeitos que, muitas vezes, nem sabem que não são humanos.

A história é um clássico do cinema e se tornou inspiração para tramas futuristas e cheias de tecnologia.

6. 2001, de Arthur C. Clarke

O livro 2001: uma odisseia no espaço é, na verdade, um romance que foi escrito concomitantemente com o filme, de Stanley Kubrick.

O cineasta e o escritor uniram suas forças para imaginar uma odisseia espacial que envolvesse seres extraterrestres extremamente evoluídos, exploração espacial e inteligência artificial.

O resultado é uma história complexa e cheia de nuances que agrada um público muito pequeno.

A história é seguida por diversas continuações, como 2010: uma odisseia no espaço 2, 2061: uma odisseia no espaço 3 e 3001: a odisseia final.

7. A Trilogia da Fundação, de Isaac Asimov

Última nesta lista de ficção especulativa, livros da Trilogia da Fundação contam uma história social sobre a evolução humana em relação aos acordos sociais.

A trilogia se divide entre Fundação, Fundação e Império e Segunda Fundação, seguindo diversos personagens num universo que é muito mais do que eles.

A ideia da trilogia não é nos fazer conhecer os personagens, mas a própria sociedade e isso é incrível.

Essa história pode causar um certo estranhamento em quem não sabe disso, especialmente porque os livros foram formados a partir de diversas histórias no mesmo universo que Asimov escreveu entre 1951 e 1953.

E então, o que você achou dessas indicações? Tem mais alguma obra de ficção especulativa, livros de fantasia e ficção científica, que você colocaria nesta lida?

Conheça os principais livros antigos escritos por mulheres
Rolar para cima