9 livros revolucionários para quem quer ter mais consciência social

Se você está buscando ter mais consciência social e pensar mais sobre política, democracia e liberdade, esta é uma lista de livros de ficção que pode ajudar.

São livros revolucionários, escritos em gêneros literários diversos, que vão trazer entretenimento, mas também vão fazer você pensar. Confira:

1. A Utopia: escrito por Sir Thomas Morus, este livro descreve a sociedade perfeita, onde todas as pessoas são iguais e onde tudo é harmônico. É um exercício filosófico e social que desafia nossas pré-concepções sobre a vida em sociedade.

2. Jogos Vorazes: de Suzanne Collins, essa trilogia fala sobre a luta por justiça social em um mundo onde o estado é autoritário e controlador. Os distritos passam fome, enquanto a capital centraliza o poder e os recursos. Em meio a tudo isso, existe um reality show que glorifica a violência e é usado para controlar a população.

3. A Revolução dos Bichos: escrito por George Orwell, este livro é uma alegoria sobre totalitarismo comentada através da analogia de uma fazenda. Cada animal representa uma entidade social, e tudo o que acontece durante a história é uma representação da injustiça de um regime controlado por alguns.

4. Harry Potter: na série de J.K. Rowling, um grupo de amigos, seus familiares e colegas de escola se unem para derrubar um ditador que está aterrorizando a sociedade bruxa em busca de poder.

5. Admirável Mundo Novo: nessa história de Aldous Huxley, conhecemos um mundo onde as pessoas são divididas por castas de acordo com sua função dentro da sociedade e não há possibilidade alguma de mobilidade social. É um comentário sobre engenharia genética, drogas e consciência de classe.

6. O Conto da Aia: o livro de Margaret Atwood é um comentário sobre a condição da mulher na sociedade e a importância que o pensamento conservador dá à função biológica feminina. É um mundo onde mulheres são usadas para gerar crianças sem qualquer poder de escolha.

7. Fahrenheit 451: na história de Ray Bradbury, os livros são proibidos e, automaticamente, qualquer pensamento crítico. A sociedade vive imersa em um estado de ignorância e obediência.

8. 1984: mais um livro de George Orwell. Esta é uma história que também fala sobre totalitarismo, mas imaginando um futuro distópico onde o governo observa de perto todos os cidadãos com a intenção de controlar seus pensamentos.

9. Laranja Mecânica: neste mundo criado por Anthony Burgess, a violência é uma força incontrolável pelo governo e pela sociedade. A única solução é a reprogramação do cérebro de jovens, o que mais prejudica do que ajuda.

E então, o que você achou desta lista de livros revolucionários?

9 dicas de como ler mais
Rolar para cima