Como evitar o machismo ao escrever personagens femininas

Uma vez perguntado sobre como conseguia criar personagens femininas tão boas, George R. R. Martin respondeu que não existia segredo, ele só escrevia mulheres da mesma forma que escrevia homens.

Infelizmente, essa não é uma abordagem que todos os escritores têm.

Na maioria das vezes, as personagens femininas são escritas baseadas em clichês e estereótipos, sem nenhum pingo da complexidade humana com a qual são escritos os personagens masculinos.

Por isso, é comum encontrar mulheres em histórias de ficção sem tramas próprias, servindo apenas para ser a mãe, filha, esposa, amante ou amiga de algum homem fictício.

Isso acontece porque o pensamento machista que permeia a sociedade não considera mulheres como seres complexos. Logo, as narrativas de caráter machista preferem se basear em modelos prontos, recorrendo ao senso comum e aos estereótipos e clichês.

Dessa forma, repetidamente acompanhamos histórias de esposas mortas que servem como motivação, garotinhas arrogantes que são violentadas para se tornarem humildes, mães que vivem em função dos filhos e se sacrificam por eles, amantes voluptuosas que são agentes duplas, etc.

Como evitar o machismo ao escrever mulheres

A forma mais simples de como evitar o machismo ao escrever personagens femininas é vendo essas personagens como pessoas complexas e que estão presentes nos mais diferentes lugares.

Um exercício interessante é olhar ao seu redor e notar quantas mulheres rodeiam você. Embora possam estar em alguns lugares em menor número (como nas carreiras de ciências exatas ou no exército), elas fazem parte da estrutura de todos os sistemas que existem.

Será que essas mulheres são todas um clichê ambulante? Não!

Outro ponto importante é pensar nas personagens femininas existindo para além de suas aparências. Elas são espertas? Trabalhadoras? Desafiam as normas? São ingênuas? Tem ambição? Gostam de tradições?

Elas se importam com o que na vida delas? Com o que se envolvem?

Mulheres são mais do que meros objetos. Elas são pessoas que tem desejos e medos, que sonham e conquistam coisas. O mínimo que se pode fazer enquanto escritor é retratá-las como pessoas de verdade nos livros.

O que é antimachismo? E como se aplica na escrita de livros?
Rolar para cima