Quem é Olivia Rodrigo?

O mundo pop foi arrebatado por Olivia Rodrigo no primeiro semestre de 2021.

Em maio daquele ano, ela lançou seu primeiro álbum de estúdio, o Sour, um trabalho com referências ao pop punk, letras sensíveis e melodias sinceras.

Neste artigo, você vai descobrir quem é Olivia Rodrigo e como foi sua ascensão à fama.

Olivia Rodrigo: plágios de Paramore e Taylor Swift?

Quem é Olivia Rodrigo?

Olivia Rodrigo nasceu em fevereiro de 2003, na Califórnia, nos EUA.

Filha de uma professora e um terapeuta, ela se mostrava uma criança criativa desde pequena, ávida para explorar diferentes formas de expressão artística.

Os detalhes da infância de Olivia são frequentemente mantidos privados pela família, mas podemos entender que ela teve um ambiente familiar de apoio e incentivo.

A artista se interessou pela música e pela atuação ainda no jardim de infância e passou a ter aulas de canto e participar de produções teatrais durante os primeiros anos escolares.

Nessa época, ela também aprendeu a tocar piano.

Os primeiros anos de descobertas artísticas moldaram o caminho para sua futura carreira, dando uma base sólida para explorar seu talento. Olivia começou a se interessar pela composição ao conhecer a música de Taylor Swift e da cantora Lorde.

Apesar de a música ter sido um ingrediente importante para o despertar artístico de Olívia, sua carreira começou no audiovisual quando apareceu em um comercial.

Em seguida, em 2015, quando tinha doze anos, ela fez sua estreia no cinema com o filme An American Girl: Grace Stirs Up Success no papel principal. Essa é uma história derivada da marca de bonecas estadunidense, American Girl.

Olivia foi notada pelo Disney Channel em 2016, quando foi chamada para figurar no elenco da sitcom musical, Bizaardvark. Depois de três temporadas na sitcom, se tornou estrela de High School Musical: The Musical: The Series ao lado de Joshua Bassett, no Disney+.

Em 2022, ela deixou o elenco da série para se dedicar exclusivamente à música. Como sempre atuou e cantou, investir na carreira musical foi um passo natural.

Em 2020, ela assinou com a Gaffen Records para trabalhar em composições originais. O primeiro single de seu primeiro álbum foi lançado em janeiro de 2021.

Driver’s License estreou aclamada pela crítica e quebrando recordes. Foi a música com maior transmissão diária no Spotify no lançamento, sendo a primeira canção da história a atingir 80 milhões de streams em uma semana.

O single estreou em primeiro lugar na Billboard Hot 100.

Muito desse sucesso se deve ao TikTok. Olivia sempre postou vídeos curtos fazendo covers na rede social, e quando compartilhou sua música original, ela se tornou viral. Esse é um dos muitos exemplos de artistas que crescem nas redes antes de chegarem aos charts.

O TikTok serviu como um meio para a promoção da música, e também demonstrou o poder da plataforma em transformar uma faixa em um fenômeno cultural global.

Antes do lançamento de Sour, Olivia trabalhou em mais dois singles, Déjà Vu e Good 4 U. Déjà Vu, uma música nostálgica e provocativa, ganhou um clipe e estreou na Billboard Hot 100 em oitavo lugar. Já Good 4 U, uma clássica inspiração no rock dos anos 2000, se tornou o segundo single de Olivia Rodrigo a estrear em primeiro lugar.

O Sour foi lançado em maio de 2021 pela Geffen Records.

Foi um sucesso de público, mas também um sucesso entre os críticos. Ele foi aclamado como um forte primeiro lançamento, um álbum que é a nova cara do pop na Geração Z.

No Grammy Awards, que é a maior premiação para artistas da indústria da música, Olivia teve sete indicações e levou três prêmios para casa: Artista Revelação, Melhor Álbum Vocal de Pop e Melhor Performance Solo de Pop por Drivers License.

Como o álbum Sour, da Olivia Rodrigo, surgiu e o que conquistou

Rolar para cima