Filmes de romance adolescente inspirados em livros clássicos

Se você é como eu, e adora filmes que se passam no colégio, vai curtir essa lista com 10 filmes de romance adolescente baseados em livros clássicos. Abaixo, você encontra os principais filmes para jovens já feitos que tem um twist: o plot original está em um livro antigo.

Pode até parecer uma combinação estranha, mas todos têm um bom roteiro e personagens carismáticos. Confira!

1. 10 coisas que eu odeio em você (1999)

Lançado no final dos anos 1990, 10 Coisas que Eu Odeio em Você é um clássico dos filmes de romance adolescente e um dos filmes da época que mais se adapta aos dias de hoje. Estrelado por Julia Styles e Heath Ledger, ele moderniza a história de “A Megera Domada“, de William Shakespeare.

Na história, conhecemos Kat e sua irmã, Bianca, filhas de um ginecologista que morre de medo de as filhas engravidarem na adolescência. Depois de Bianca questioná-lo porque ela queria ter um encontro, o pai cria uma regra: Bianca pode namorar apenas se Kat também namorar. A missão agora é encontrar um namorado para Kat.

O filme é engraçado, tem um casal que se odeia antes de se apaixonar, tem romance na medida certa e uma protagonista que questiona tudo e todos ao seu redor. É também um filme que aborda o feminismo, a relação entre irmãs, a perda de um familiar e a hierarquia social escolar.

10 Coisas que Eu Odeio em Você é um filme inteligente, que não subestima o público adolescente, levando suas questões a sério e enriquecendo as discussões ao redor das relações.

Como eu era antes de você: Lou foi estuprada?

2. As Patricinhas de Beverly Hills (1995)

Filme preferido de uma geração inteira de mulheres, As Patricinhas de Beverly Hills é um dos primeiros filmes dos anos 1990 a modernizar uma obra clássica pensando nos adolescentes.

Esse filme é uma adaptação de Emma, o livro clássico de Jane Austen, e segue a adolescente Cher e seus amigos em uma jornada de descoberta de si.

Cher é rica, mimada e obcecada em controlar a vida de todos ao seu redor. Ela também é apaixonada por makeovers, e quando se torna amiga de Tai, recém chegada de Nova Iorque, vê uma chance de fazer mais um makeover.

O que a protagonista não esperava era que, no processo de transformar Tai em uma garota popular como ela, tudo que ela conhece e tudo que sabe sobre si mudaria. De repente, Cher se enche de dúvidas e vê nesse caos uma oportunidade de ela própria sofrer um makeover.

3. A Mentira (2010)

A Mentira é o mais recente dos filmes desta lista.

Ele também tem uma protagonista adolescente precisando se reinventar e lidar com a hierarquia do ensino médio. Além disso, também tem inspiração de um livro clássico. Mas diferente dos outros filmes desta lista, A Mentira não moderniza o livro, ele o usa na trama.

A Letra Escarlate“, de Nathaniel Hawthorne, é uma referência importante para a protagonista Olive, vivida por Emma Stone. Na história, ela mente para a melhor amiga dizendo que teve uma noite de amor com um cara da faculdade. A mentira se espalha pela escola e, de repente, Olive se vê com o título de “vagabunda” da escola.

O que acontece, na verdade, é que ela mente que está transando com garotos nerds e perdedores para ajudá-los a terem uma melhor experiência na escola. Entretanto, é ela quem sai perdendo. Provocada pelos colegas, Olive começa a usar uma letra escarlate em suas roupas.

A Mentira é um filme muito divertido, engraçado e romântico, que trata com primor de temas como slutshamming e o que é esperado de uma garota adolescente. Ele também tem uma das melhores representações das relações paternas do cinema. Além disso, conta com a atuação carismática de Emma Stone, Patricia Clarkson e Stanley Tucci.

4. Ela é o cara (2006)

Também inspirado na obra de Shakespeare, Ela é o Cara é um dos filmes de romance adolescente para quem está buscando boas risadas e confusões.

O filme de 2006 é uma modernização de “Noite de Reis”, peça de Shakespeare que retrata as desventuras de Viola, uma jovem que se disfarça como seu irmão gêmeo, Sebastian, depois de um naufrágio, para poder navegar livremente pela sociedade inglesa. A história original é cômica e cheia de mal entendidos, o que se traduz perfeitamente para o filme.

Em Ela é o Cara, conhecemos Viola. Ela é estrela do time de futebol do colégio, mas se vê sem chão quando descobre que o time será cortado porque o treinador e a escola não acreditam no potencial de garotas no esporte. Nisso, o namorado de Viola também afirma que futebol não é coisa de garotas.

Então, para se vingar da antiga escola e do ex-namorado, Viola se disfarça como Sebastian para jogar futebol no time da escola dele enquanto Sebastian tenta a sorte como músico em outro país. No processo, a protagonista conhece Duke e se apaixonando por ele, ao mesmo tempo em que vira alvo das paixões de Olivia, que acredita estar apaixonada por Sebastian.

O filme é garantia de gargalhadas por conta das situações improváveis causadas pela confusão das trocas de identidade. Também é uma ótima experiência por conta da atuação de Amanda Bynes, que vive a protagonista. É impossível não se identificar com a discussão sobre esportes não terem gênero, além de o filme também carregar uma leitura de identidade de gênero e pansexualidade.

5. Ela é Demais (2001)

Mais um clássico adolescente na lista, e responsável por começar uma onda de filmes sobre apostas de romance, Ela é Demais é um nome poderoso na nossa lista de filmes de romance adolescente.

A história é uma modernização da peça “Pigmalião”, de 1913, que coleciona adaptações para o cinema (e recontos literários), sendo a mais famosa delas o filme My Fair Lady, de 1964, estrelado por Audrey Hepburn.

O livro conta a história de um aristocrata que aposta com os amigos que consegue transformar uma vendedora de flores em uma dama da sociedade, mesma base utilizada no filme. Em Ela é Demais, depois de levar o fora da namorada, Zach aposta com os amigos que consegue transformar qualquer garota da escola em rainha do baile.

Os amigos escolhem Lainy, uma artista que vem de um núcleo familiar desequilibrado e que não aceita as investidas de Zach de primeira. No processo de cumprir a aposta, Zach acaba se apaixonando por Lainy e revendo seus valores.

É uma história muito interessante sobre descobrimento de si e sobre não levar os outros em consideração na hora de escolher o que é melhor para você. É uma boa lição!

6. Segundas Intenções (1999)

Clássico adolescente, Segundas Intenções, de 1999, tem uma trama original bastante dark e cruel. No filme, dois adolescentes ricos apostam entre si para ver quem consegue destruir mais vidas. A história é baseada no livro Ligações Perigosas, lançado em 1782.

Assim como no livro, acompanhamos sedução, corrupção e destruição no filme.

7. Meu Namorado é um Zumbi (2013)

O filme mais recente dessa lista é uma adaptação da clássica peça de Shakespeare, Romeu e Julieta.

Na trama de Meu Namorado é um Zumbi, R é um zumbi ainda nos estágios iniciais de transformação, e Julie é uma das sobreviventes do apocalipse. Os dois acabam se envolvendo quando Julie fica perdida do outro lado do muro que separa os zumbis dos humanos.

O resultado é R se tornando cada vez mais humano conforte convive com Julie, e Julie aprendendo que os zumbis não estão perdidos de vez.

9. Volta por Cima (2001)

Quase no final da nossa lista, temos mais uma participação de Shakespeare. Assim como A Mentira, Volta por Cima não adapta a obra original, mas a inclui no roteiro.

O filme de 2001, estrelado por Kirsten Dunst e Ben Foster, se passa durante uma produção escolar teatral da peça “Sonho de Uma Noite de Verão“. Na trama, os personagens acabam espelhando a relação vivida pelos personagens da peça clássica.

No original, existe uma triangulação de relações entre Hérmia, Demétrio, Lisandro e Helena. No filme, esses personagens se tornam Allison, Berke, Striker e Kelly: Berke namorava Allison, mas foi trocado por Striker. Ao tentar recuperar a namorada, Berke entra para o elenco da peça na qual Allison e Striker estão atuando. Nisso, ele conhece Kelly, irmão de seu melhor amigo, que atua na produção e por quem ele se apaixona.

É uma história leve e divertida, que fala sobre como o amor pode enganar, e aquela pessoa que achamos que é a certa é apenas mais uma.

10. Romeu + Julieta (1996)

Lançado em 1996, esse filme é uma modernização da peça Romeu e Julieta, de Shakespeare, e popularizou a história entre os adolescentes dos anos 1990. Algo interessante é que o filme não moderniza seus diálogos, apenas a narrativa visual.

Na história, Romeu e Julieta são filhos de famílias rivais que se apaixonam. Com a ajuda de um padre, eles tentam ficar juntos ao enganar suas famílias fingindo estarem mortos. Porém, tudo dá errado e o filme termina em tragédia.

Dirigido por Baz Luhrmann, Romeu + Julieta é uma ótima adaptação da obra original, trazendo elementos visuais e cinematográficos que acrescentam à peça. Além disso, conta com as atuações extraordinárias de Claire Danes e Leonardo DiCaprio.

E então, o que achou desta lista de filmes de romance adolescente?

A adolescência errática em O Clube dos Cinco, de John Hughes
Rolar para cima