Tudo ao redor do Darkling (Sombra e Ossos) dá spoiler sobre o personagem

Desde que eu me deparei com o personagem Darkling (Sombra e Ossos, livro de Leigh Bardugo), eu pensei em como todas as simbologias ao redor do personagem Darkling nos entregaram suas intenções.

A história se passa em um mundo de alta fantasia, onde existem Grishas, pessoas que nascem com poderes de manipulação de matéria orgânica e inorgânica ou conjuração de elementos.

Nossa protagonista é Alina Starkov, a conjuradora do sol. Porém, nós também temos o Darkling, general dos Grisha, que é o conjurador das sombras.

Na história, temos Darkling primeiro como um personagem misterioso, de quem nós não conhecemos as intenções, para depois descobrir seus objetivos. Mas embora a descoberta desses objetivos seja interessante, as simbologias ao redor dele já tinham nos entregado a informação.

O que são simbologias?

Passar informações com simbologias significa utilizar elementos visuais e simbólicos que carregam essas informações com eles para dar o recado. Por exemplo, a maneira como o luto começou a ser expressado no ocidente foi usando a cor preta.

Dessa maneira, uma viúva não precisava explicar a morte do marido em todas as conversas, a mensagem era passada através da cor das roupas. O mesmo vale para imagens que conhecemos sem nem precisar pensar muito de onde vieram, nós apenas sabemos o que significa.

Por exemplo, o ícone de telefone nos smartphones é um telefone fixo, artigo cada vez menos comum nas casas.

Porém, mesmo que nunca tenha utilizado um telefone fixo, uma pessoa sabe que para fazer uma ligação precisa acionar aquele comando. As simbologias podem vir de todas as formas, seja pelas cores, por um desenho, por um som ou por um nome.

As simbologias do Darkling (Sombra e Ossos)

As primeiras simbologias que me chamaram a atenção para o personagem foram seu nome, as cores usadas por ele e o símbolo que ele carrega no pescoço como sua representação.

1. Darkling como nome

O título do Darkling (Sombra e Ossos), que funciona como seu nome, é uma palavra inglesa para se referir à escuridão, o que remete ao poder que ele tem, mas também suas intenções.

Como adjetivo, a palavra darkling significa “growing dark or characterized by darkness”. Ou seja, aquele que é caracterizado pela escuridão ou que faz o escuro crescer.

O título que o personagem ganha é o nome perfeito para representar seu poder e serve como aviso a quem não o conhece.

Na série da Netflix, o Darkling ganhou nome: General Alexander Kirigan. No audiovisual, Darkling é um título ofensivo. Esse fato muda um pouco a simbologia porque Kirigan não adotou o título para si, apenas é conhecido jocosamente por ele.

2. O preto como cor

O significado mais explícito da cor preta usada pelo Darkling, aquele que Leigh Bardugo determinou, é que preto é a cor da escuridão.

Porém, o preto também simboliza o respeito, isolamento, medo e solidão.

Em português, o nome da cor vem da palavra latina pressus, que significa compressão, restrição. É uma cor austera e que suga as cores ao redor. Aplicado ao personagem de Sombra e Ossos, o preto não representa apenas o elemento que ele conjura, mas também seu comportamento em Rakva.

O Darkling é respeitado, perigoso e solitário.

3. Um eclipse como símbolo

Em determinado momento da história, Alina percebe que o Darkling (Sombra e Ossos) tem como símbolo pessoal o eclipse.

E ele usa esse símbolo como um pingente.

Novamente, o eclipse funciona para nos falar sobre o poder do Darkling, ele consegue trazer a escuridão e cobrir a luz. Exatamente como um eclipse faz.

Porém, esse símbolo vai um pouco além do significado quando pensamos que Alina é o sol nessa história. E o poder dela é eclipsado pelo dele no clímax do primeiro livro. Nesse sentido, o símbolo não apenas nos reafirma seu poder, como serve para nos dizer suas intenções com Alina.

E então, você já tinha percebido esses spoilers ao redor do Darkling?

Impressões sobre o livro “O Labirinto do Fauno”, da Cornelia Funke
Rolar para cima