A melhor dica de escrita que eu já recebi veio de uma youtuber

Pode parecer loucura, mas a melhor dica de escrita que eu já recebi veio de uma escritora que posta vídeos no YouTube toda quarta-feira.

A Abbie Emmons é uma autora de ficção contemporânea que ajuda escritores a escreverem histórias mais profundas e bem planejadas em seu canal. Eu a conheci justamente porque estava procurando dicas sobre planejamento. Isso porque eu nunca fui uma escritora que planeja.

Meu background de narrativas longas são as fanfics, e quando se escreve histórias em folhetim, o planejamento minucioso acaba saindo de campo e a prioridade é a opinião do público.

Por isso, eu sempre fui aquele tipo de escritora que senta na frente do computador com uma ideia na cabeça e deixa a ideia rolar até que tudo faça um certo sentido.

Porém, depois de começar a acompanhar a Abbie, eu entendi que olhar para a história com mais cuidado e escrever com intenção deixava as minhas ideias muito melhores.

É sobre isso que eu quero falar hoje, a dica de escrita que essa escritora youtuber me deu e que mudou a maneira como eu estruturo e planejo as minhas histórias.

Acreditar na magia da escrita pode estar atrapalhando seu processo

Qual é a filosofia da Abbie Emmons na escrita?

Ao analisar as dicas de escrita que a Abbie dá no canal, podemos entender que a filosofia dela é escrever uma história com a qual o leitor vai se identificar a um nível emocional, uma história que priorize a jornada dos personagens e não o plot.

Eu posso resumir os ensinamentos dela em uma citação:

Uma história que importa não é aquela que foca no que acontece com os personagens e nem em como as coisas acontecem para o personagem. Uma história que importa, e que vai acompanhar o leitor para o resto da vida dele, é aquela que foca em como as coisas que acontecem afetam os personagens e importam para eles.

Ou seja, segundo a escritora youtuber, não importa o que acontece na história. O que importa é como os personagens reagem a esse algo. Ela coloca os personagens na frente da trama.

Seguindo essa filosofia, o resultado é escrever uma história que o leitor vai se sentir vivendo, se colocando no lugar dos personagens e sentindo o que acontece na trama como se estivesse acontecendo com ele.

Isso porque o leitor vai poder entender o motivo de os acontecimentos importarem para os personagens e não só acompanhar o personagem se movimentando através da trama.

Qual foi a dica de escrita que mudou a maneira que eu escrevo?

Desde que eu comecei a acompanhar o canal da Abbie Emmons e entender como construir uma história a partir desse ponto de vista, de que importa como as coisas afetam o personagem e não o que acontece com ele, a minha escrita mudou de maneira drástica.

Eu deixei de ser a escritora que deixa as coisas acontecerem para ser a escritora que planeja o que vai acontecer, como o personagem vai reagir, quais caminhos ele poderia seguir e como cada acontecimento vai transformá-lo como pessoa.

Isso foi maravilhoso porque eu comecei a ver as minhas ideias se tornando muito mais robustas e importantes do que elas pareciam antes. Minhas histórias se tornaram muito mais sólidas quando pensadas dessa forma também.

Vendo dessa forma, você também consegue criar personagens mais reais, que tem medos e desejos humanos, com os quais o leitor pode (e consegue) se identificar. Isso evita aquela crítica típica de leitores reclamando que o personagem não faz nada, as coisas acontecem e ele vai seguindo.

Seguir essa dica de escrita também me transformou em uma autora mais cautelosa e questionadora, que tenta entender o motivo de tudo o que acontece na trama.

Essa dica de escrita tem um lado ruim?

Como você deve imaginar, essa dica tem um lado ruim: ela torna a escrita mais trabalhosa.

Eu me vi precisando fazer fluxogramas, perguntando o porquê a todo momento e tentando ver todas possibilidades de caminhos antes do personagem escolher. O planejamento se torna a parte mais trabalhosa do processo de escrita e o mais demorado também.

Porém, a verdade é que até esse lado ruim acaba sendo bom de certa forma.

Isso porque, se você tem um planejamento completo, que diz exatamente quais cenas escrever e como os personagens vão reagir, mais fácil se torna sentar para escrever a história. Ao contrário do que pode parecer, essa dica de escrita não tira a liberdade de criar.

Ela deixa o planejamento mais denso, mas torna mais tranquilo escrever um bom livro.

Mas e você, o que acha disso tudo? Se quiser conferir mais dicas da Abbie Emmons, é só acompanhar o canal dela neste link.

O que aprendi testando a rotina de escrita de 8 autores

Rolar para cima