A vida e obra de Frances Hodgson Burnett, autora de “A Princesinha” e “O Jardim Secreto”

Mesmo que você não saiba o nome dela, Frances Hodgson Burnett fez parte da sua infância.

Com histórias como “A Princesinha” e “O Jardim Secreto”, a autora fez grandes contribuições para a literatura infantil e criou personagens marcantes. Neste artigo, vamos conversar um pouco sobre quem foi Frances Hodgson Burnett e quais foram suas principais obras.

Conheça os principais livros antigos escritos por mulheres

Uma breve biografia de Frances Hodgson Burnett

Frances Hodgson Burnett foi uma escritora bastante aclamada durante o final do século XIX e início do século XX. Embora também tenha escrito obras voltadas para o público adulto, a autora é muito mais conhecida por seus livros infantis.

Frances nasceu em Manchester, na Inglaterra, no ano de 1849.

Aos 16 anos, se mudou para os EUA com a família. Os Hodgson eram uma família abastada. O pai de Frances, Edwin, era dono de um negócio de ferramentas e artigos de cobre.

E isso sustentou a família até a morte de Edwin, o que deixou os Hodgson em uma situação de muita dificuldade. Para ajudar a sustentar a casa, Frances começou a vender as histórias que escrevia.

Em 1868, Frances publicou sua primeira história em uma revista e, desde então, ela não parou mais de escrever e publicar. Com os ganhos de suas publicações, a autora conseguiu melhorar a qualidade de vida da família e pagar por uma casa melhor em Knoxville.

Na década de 1870, Frances já tinha uma carreira estável como escritora, porém isso não significa que ela não teve mais dificuldades financeiras.

A autora se casou com Swan Burnett em 1872, e o primeiro filho do casal nasceu em 1873. Depois do nascimento de Lionel, os Burnett se mudaram para Washington DC, onde Swan abriu um consultório médico.

Frances foi obrigada a morar com os sogros durante algum tempo, até o marido conseguir pagar as dívidas estudantis.

Frances também teve um segundo filho, Vivian, e a pressão de cuidar de dois filhos, de uma casa e dos prazos de sua escrita acabaram levando a autora a uma depressão.

E embora sofresse na vida pessoal, a carreira de Frances estava a mil. Ela estava se tornando cada vez mais conhecida enquanto autora, tendo suas histórias adaptadas para o teatro e publicando romances, além dos contos em jornais e revistas.

Infelizmente, em 1887, o filho mais velho de Frances morreu de tuberculose, e isso levou a autora a momentos bastante difíceis em sua vida pessoal. É reportado que ela começou a duvidar de sua escrita, que chegou a dizer a um amigo que sua carreira não valia nada quando comparado a cuidar de seus filhos.

Por dois anos depois da morte de Lionel, Frances se dedicou apenas à caridade. Em 1883, ela publicou sua autobiografia em homenagem ao filho mais velho.

A autora não voltaria a escrever ficção até 1896, quando começou a enfrentar dificuldades financeiras novamente e precisou publicar alguma obra para poder se estabilizar.

Em 1898, ela se separou do marido, e em 1890, passou a viver em uma casa de campo na Inglaterra. Causando grande escândalo na época, Frances se casou novamente em 1900 com Stephen Townsend, um ator que havia encenado várias de suas peças.

Foi durante esse período que a autora publicou suas obras primas: “A Princesinha“, em 1905, e “O Jardim Secreto“, em 1911. A morte de Frances Hodgson Burnett aconteceu em 1924 em Plandome, em Nova Iorque.

Os principais livros da autora

Durante seu tempo de carreira na literatura, Frances Hodgson Burnett escreveu mais de 50 livros e peças de teatro voltados tanto para crianças quanto para adultos.

A primeira publicação de Frances foi na revista Godey’s Lady’s Book, em 1868.

Depois disso, ela contribuiu regularmente em publicações como Scribner’s Monthly, Peterson’s Magazine e Harper’s Bazaar. O primeiro livro da autora, um romance chamado “That Lass o’ Lowrie’s“, foi publicado em 1873.

Veja outros livros de Frances Hodgson Burnett publicados no Brasil:

Frances foi uma autora muito elogiada por sua criação de personagens e por narrar histórias emocionantes, que tocaram (e ainda tocam) o coração de muitos leitores.

De maneira geral, suas histórias abordam temas como a importância da imaginação, a redenção e a amizade. Por conta disso, Frances é considerada uma das escritoras infantis mais importantes de todos os tempos.

Você já conhecia a obra da autora? Conte aqui nos comentários!

Qual é o papel do booktuber no reforço escolar de literatura?
Rolar para cima