Quantos livros estão na sua lista de livros abandonados?

Ter uma lista de livros abandonados é um tabu entre leitores. Pode ser que a história esteja chata, o livro seja complicado ou ruim, mas a grande parte dos leitores não vai dar o braço a torcer e abandonar a leitura.

Seja porque não quer ter uma lista de livros abandonados ou porque acha que vai fracassar enquanto leitor se não finalizar. Mas a verdade é que não tem problema nenhum em abandonar um livro.

Se você pensar bem, existem mais histórias publicadas do que vamos conseguir ler um dia, então para que nos prendermos em um livro que não está fluindo?

Pensando em ajudar você a entender que está tudo bem ter livros abandonados na sua lista, eu trouxe alguns dos motivos mais comuns para largar uma leitura.

Veja 3 benefícios da leitura

1. Livros podem ser difíceis

Um dos livros que eu tenho na minha lista de abandonados é A Mão Esquerda da Escuridão, da Ursula K. Le Guin.

Eu tentei ler esse livro duas vezes, mas nunca consegui passar do primeiro capítulo porque eu não conseguia entender o que estava acontecendo.

Teve um momento na leitura que eu precisei ler o mesmo parágrafo quatro vezes para entender o que estava sendo dito porque meu cérebro não conseguia compreender. É fácil a gente se sentir burra e menos leitora quando não consegue compreender uma história, mas a verdade é que o problema nem sempre é a gente.

Hoje, eu sei que, naquela época, eu não estava preparada para a complexidade desse livro. O que eu precisava era de mais bagagem.

Por isso, se você encontrou um livro difícil de ler, que tem conceitos complexos, está tudo bem abandonar. Volte para ele mais tarde, quando já tiver mais experiência.

2. Livros podem ser chatos

Outro livro que está na minha lista de desistências é Histórias Extraordinárias, do Edgar Alan Poe. Esse é um clássico do terror, e eu investi na leitura por causa disso. Mas o que eu encontrei foram histórias chatas.

Eu não estava gostando de acompanhar as histórias e nem me interessando pelo que lia, percebi que apenas continuava porque não queria colocar esse livro na lista dos abandonados.

Eis que eu entendi que livros podem ser chatos. E está tudo bem. Para algumas pessoas, esse é um livro excelente e empolgante, mas não funcionou para mim, e pode não funcionar para você também.

A lição aqui é que a impressão de um leitor sobre uma história quase nunca vai ser igual a de um outro leitor. Por isso, se achar que um livro está chato, não tenho receio do que vão pensar, vá atrás de uma história mais legal!

3. Livros podem ter personagens insuportáveis

Com certeza, você já deve ter encontrado um livro com um personagem insuportável que fazia você não ter a menor vontade de continuar a história. Para mim, esse livro foi O Continente, do Érico Veríssimo.

Nesse livro, nós conhecemos as primeiras gerações de uma família, e a primeira geração, que narra a história de Ana Terra e do índio Pedro, é um primor. O problema foi a chegada de um certo Capitão Rodrigo.

Desde que entrou em cena, eu detestei o personagem porque nada do que ele fazia era interessante e a maneira como ele tratava a esposa era deplorável. Quando vi, a leitura estava cada vez mais lenta até que eu abandonei a história. E, novamente, está tudo bem.

Assim como existem pessoas que estragam determinadas experiências na vida real, existem personagens que deixam as leituras chatas e arrastadas. Por isso, está tudo bem abandonar.

4. Livros podem não precisar ser lidos

Uma grande verdade é que, a não ser que você esteja lendo para o vestibular, não existe necessidade alguma de ler um livro.

Livros são fontes de conhecimento e entretenimento, e nada disso é obrigatório. Você não precisa ler determinado livro para ser uma pessoa melhor ou mais inteligente. Então, se você encontrou uma leitura que não agrega e não vai fazer diferença na sua vida, abandone!

Para mim, essa leitura foi A Incendiária, do Stephen King. Eu estava achando o livro enrolado e longo demais, penando para conseguir avançar nos capítulos… então, eu entendi que eu não precisava terminar aquela leitura.

Eu podia, simplesmente, colocar o livro de volta na estante porque ele não era importante para nenhuma atividade, era só entretenimento. O objetivo era me divertir e, se não estava fazendo isso, tudo bem ser transferido para a lista de abandonados.

5. Livros podem voltar para a lista de leituras

Depois de ter incentivado você a abandonar várias leituras, a minha última dica é que está tudo bem colocar os livros abandonados de volta na lista de leituras. Eu fiz isso com Madame Bovary, do Gustav Flaubert.

Tentei por duas vezes ler essa história, mas sempre ficava travada no capítulo 8. Era uma narrativa um pouco sem graça, focava no dia a dia bucólico e meio entediante, então eu perdia a vontade de ler.

Porém, como eu queria muito terminar de ler esse livro, eu resolvi colocá-lo na lista de novo. O resultado é que ele se tornou uma leitura favorita do ano em que foi lido. Isso significa que nada é estanque e definitivo quando falamos em livros abandonados.

Tudo depende da sua bagagem literária, do quanto você deseja acompanhar uma história, do que você está buscando com ela e o quanto quer se divertir. Por isso, abandone livros sempre que quiser e volte a lê-los sempre que quiser!

9 dicas de como ler mais
Rolar para cima