NaNoWriMo: o que é o desafio de escrever um livro em 30 dias

Se você gosta de desafios de escrita, com certeza já ouviu falar do NaNoWriMo.

O National Novel Writing Month (NaNoWriMo) é um evento anual no qual autores em todas as fases da carreira se comprometem a escrever um livro de 50 mil palavras durante os 30 dias do mês de novembro.

O objetivo é incentivar a criatividade e a disciplina na escrita. Além disso, os participantes são estimulados a criarem comunidades para trocar  experiências e se apoiar durante o processo.

O NaNoWriMo é uma oportunidade única para trabalhar naquele manuscrito que você tanto quer terminar, além de ser uma ótima forma de desenvolver suas habilidades de escrita e de constância.

Ao mesmo tempo, o NaNoWriMo é um desafio. Então, pode ser que você se sinta intimidado e, até, pressionado por conta da meta de 50 mil palavras. Por isso, reuni neste artigo tudo o que você precisa saber para aproveitar o NaNoWriMo pela oportunidade divertida que ele é.

O que aprendi testando a rotina de escrita de 8 autores

NaNoWriMo: o que é?

O NaNoWriMo (National Novel Writing Month) é um evento anual em que os participantes são escritores e se comprometem a escrever um romance de 50.000 palavras durante o mês de novembro.

O objetivo é incentivar a criatividade e a disciplina, além de promover a criação de comunidades.

O evento começou em 1999, como iniciativa de Chris Baty, escritor e professor de inglês, e contou com 21 participantes, amigos de Baty. Desde então, o NaNoWriMo cresceu e se expandiu consideravelmente, atraindo milhares de escritores ao redor do mundo.

Em 2008, Baty transformou o desafio em uma organização sem fins lucrativos, que ajuda a promover o evento anualmente.

Na internet, o NaNoWriMo se popularizou em comunidades de escritores iniciantes e independentes, se tornando uma oportunidade para que autores se esforcem para completar suas primeiras obras ou começar livros novos.

Como usar o site do NaNoWriMo para escrever

Recentemente, o site do NaNoWriMo se tornou um conjunto de ferramentas muito interessante para quem está querendo acompanhar seu progresso no desafio e na escrita em si.

Nele, é possível cadastrar a quantidade de palavras escrita, fazer sprints de criatividade, acompanhar o progresso de amigos e, também, conseguir estatísticas sobre seu avanço.

Para conseguir todas essas informações, você precisa cadastrar um projeto de livro no site, dizendo qual é o gênero, dando um título e dados extras. Então, conforme for escrevendo, você vai cadastrando o número de palavras escritas a cada sessão.

Algo interessante é que todos os projetos de livros ficam salvos, então mesmo depois que o prazo do NaNoWriMo termina, você consegue voltar e analisar seu processo de escrita.

Além do acompanhamento individual, você também pode enviar convites de amizades para escritores conhecidos e entrar em grupos de escrita.

Ou seja, o NaNoWriMo não é um desafio solitário por natureza, ele estimula escritores a buscarem uma comunidade e tornar o processo de escrever as 50 mil palavras mais divertido e coletivo.

Como o desafio pode ajudar na carreira de escritor

Apesar de ser um desafio, o NaNoWriMo não é uma competição, então não há apenas um vencedor. Todos que conseguirem cumprir a meta das 50 mil palavras são vencedores. Porém, existem outros tipos de vitória.

Como os outros objetivos também são treinar a constância e criar o hábito de escrever, você também é um vencedor se conseguir escrever todos os dias e se manter constante. Nesse sentido, o NaNoWrimo consegue ajudar bastante na carreira de escritor.

Veja algumas formas:

  1. Você consegue começar ou concluir um projeto: o primeiro objetivo do NaNoWriMo é escrever um livro em 30 dias. Ou seja, você pode usar essa premissa para terminar um projeto que está em andamento ou começar a desenvolver uma ideia promissora. O evento é uma ótima forma de se desafiar a esvaziar a gaveta e colocar sua história no mundo.
  2. Você se conecta com outros escritores: um dos maiores problemas da escrita é que ela é uma atividade individual, então é raro conseguirmos envolver outras pessoas no processo. Porém, uma das ideias do NaNoWriMo é que escritores participem das comunidades e criem grupos de escrita. Dessa forma, é possível trocar ideias com outros autores e tirar dúvidas, o que enriquece a experiência.
  3. Você desenvolve suas habilidades de escrita: uma máxima da escrita criativa é que você só aprende a escrever quando escreve. Por isso, o NaNoWriMo é de grande ajuda para estimular o ato de escrever. Para “vencer” o desafio, é preciso escrever uma média de 1666 palavras por dia. Isso significa que você vai precisar treinar.
  4. Você exercita seu compromisso com a escrita: outra máxima é que, para se tornar uma carreira, é preciso levar a escrita a sério, como um compromisso. O NaNoWriMo pode ajudar a treinar a constância de escrever todos os dias e o compromisso de manter uma meta de palavras escritas.

Ou seja, você pode evoluir bastante enquanto escritor ao participar do NaNoWrimo.

Porém, é preciso tomar cuidado com uma questão: como dito acima, o desafio não é uma competição, sua intenção não é provocar ansiedade. Então, tome cuidado com a pressão que você coloca em cima de si próprio na hora de participar.

É para ser um processo divertido e que ajude a colocar uma ideia de história no papel. Além disso, também é uma forma de aprender como funciona o seu processo de escrita e no que pode melhorar.

Espero que essas dicas tenham sido de grande valor para você!

Acreditar na magia da escrita pode estar atrapalhando seu processo
Rolar para cima