Por que Louisa Clark usa aquelas roupas?

Um dos pontos que mais chama a atenção em Como eu era antes de você, filme de 2016, são as roupas coloridas e extravagantes da personagem Lou Clark.

Vivida por Emilia Clarke, a personagem usa diferentes cores e estampas no mesmo look, brinca com penteados divertidos e ousa nas combinações criando um guarda-roupa completamente único.

A figurinista do filme é Jill Taylor, responsável por outros filmes com figurinos interessantes, como Sete dias com Marilyn e Match Point.

Jill já concorreu quatro vezes a prêmios da indústria do cinema por suas criações, mais recentemente sendo indicada no Critic’s choice Award e BAFTA de 2012.

Neste artigo, vamos analisar por que Louisa Clark usa aquelas roupas e como a figurinista, Jill Taylor, montou esse guarda-roupa tão icônico.

Como eu era antes de você: Lou foi estuprada?

Por que Louisa Clark usa aquelas roupas?

Antes de adentrarmos nas escolhas que levaram ao guarda-roupa encantador da personagem, precisamos entender por que Louisa Clark usa aquelas roupas.

O primeiro desses motivos é porque ela gosta de roupas, como a personagem mesma disse.

Nós descobrimos que ela ganhou uma bolsa na universidade para estudar moda fora da cidade e nunca perseguiu esse sonho. Através do filme, nós entendemos que Lou tem um gosto irreverente e que suas roupas coloridas refletem sua personalidade marcante.

Porém, no livro, a situação é outra. Lou apenas começa a se vestir como se veste porque sofre um abuso sexual.

Na história escrita por Jojo Moyes, a personagem explica que foi vítima de um abuso sexual quando era adolescente e depois do acontecido, passou a se vestir de uma maneira que ela acreditava que os homens nunca iriam achar atraente, o que a protegeria de um possível próximo abuso.

Essa é uma questão bastante delicada, mas que nos traz algumas respostas quando vemos as combinações inesperadas.

Lou esperava espantar o olhar masculino, de alguma forma fazer com que os homens a vissem como mais infantilizada ou “maluca” quando vissem seu guarda-roupa.

No filme, porém, como a personagem não tem o mesmo background que tem no livro, as cores e estampas têm uma motivação diferente e um resultado diferente.

Em vez de percebermos as combinações de Lou como uma “loucura”, vemos apenas uma menina alegre expressando sua personalidade em combinações inesperadas.

Essa diferença de abordagem, inclusive, nos faz enxergar o guarda-roupa de Lou de uma maneira diferente. Enquanto o livro nos dava a impressão de as roupas dela serem mal combinadas e até mesmo feias, o filme conseguiu deixá-las interessantes.

Foi uma bela escolha dos produtores, da diretora e da figurinista, Jill Taylor.

Criando o guarda-roupa de Lou

Jill Taylor contou em entrevista que, já que Lou é uma personagem que iria estudar moda, o roteiro a transformou em uma colecionadora de roupas e sapatos, alguém que tem verdadeiro amor pela moda.

Aliás, os sapatos têm grande importância na trama de Lou. A figurinista contou que os sapatos de modelo boneca foram o grande start do guarda-roupa, inclusive.

Estava no roteiro, e no livro, que ela tinha sapatos de Leprechaun. Então, tivemos que achar um sapato peculiar. Por acidente, estávamos em uma loja e achamos sapatos incríveis feitos pela Irregular Choice e eu só pensei que eles eram a cara da Lou. Depois disso, eles viraram a base da coleção de sapatos dela”, conta.

Jill também observa que o estilo de Lou evolui durante o filme.

Ela diz que a personagem começa bastante excêntrica e com combinações inesperadas, mas que durante o seu relacionamento com Will vai amadurecendo e isso se traduz em suas roupas.

Enquanto no início a vemos usar mais vestidos infantilizados e sem forma, ao final, vemos uma transformação em peças vintage e estampas maiores e geométricas.

Lou nunca perde sua essência colorida e peculiar durante a história, mas ela adapta esse estilo para uma abordagem mais madura de seu guarda-roupa.

Rolar para cima